quinta-feira, janeiro 20, 2005

Exorcismo

Um rito religioso para tirar diabos ou espiritos maus de dentro de uma pessoa possuida, um lugar ou coisa. Em tempos antigos muitas religiões tinham tais ritos. Hoje, a Igreja Católica Romana ainda acredita em possessões diabólicas e os seus padres ainda praticam o que chamam "exorcismos reais", usando água benta, orações várias, incenso, reliquias ou simbolos cristãos como cruzes, para afastar os espiritos.

Os exorcismos podem ser feitos em objectos inanimados ou lugares, bem como em pessoas. Estes não necessitam de ser verdadeiros exorcismos mas podem ser simples (usualmente pensados como o baptismo de uma criança, o "benzer" de uma casa). Satanás está em todo o lado, parece, mas o especialista só é preciso quando O Mal começa a agir.

A maior parte, se não todos, os casos de alegadas possessões demoniacas de humanos provavelmente envolvem pessoas com desordens cerebrais que vão da epilepsia à esquizofrenia e ao sindroma de Tourette, ou pessoas cujos cérebros são saudáveis mas que tiveram o azar de serem chamados a desempenhar um papel social com consequências desagradáveis. De qualquer modo, o comportamento dos possuidos aproxima-se bastante de pessoas com sintomas de desordens electroquimicas, neuroquimicas ou outras.

Uma versão secular de exorcismo é praticada por alguns terapistas que se especializaram em revelar e libertar os seus pacientes de "entidades" que, acreditam os terapistas, são a causa dos problemas dos pacientes. Terapistas libertadores de entidades envolvem-se neste trabalho, mesmo quando as evidências de existencia de "entidades" são as mesmas que a de diabos exorcisados pelos padres católicos. Muitas pessoas, contudo, são resistentes à ideia de que as possessões demoniacas são um mito, especialmente depois de verem ou lerem ficções como O Exorcista ou Amityville, e numerosas obras de fantasmas e possessões, e não conseguem imaginar como alguem pode inventar tais coisas. Contudo, eu admiro-me como muito mais imaginação é precisa para dar crédito a tais histórias.

Fonte: Dicionário do céptico : http://brazil.skepdic.com

Sem comentários: