quinta-feira, novembro 09, 2006

Tribunal da Covilhã à procura do autor de blogue



no público:

"Uma das testemunhas ligou o caso Chicken Charles a um conhecido professor
da universidade
A primeira sessão do julgamento do caso Chicken Charles, em que um designer gráfico é acusado de difamar o presidente da Câmara da Covilhã através de um blogue satírico na Internet, ficou marcada pelo testemunho deixado por um vereador da autarquia, Luís Barreiros.
O autarca, com o pelouro das Finanças, foi a única das testemunhas de acusação presentes na sessão que disse conhecer o arguido, David Duarte, porque este fez durante "vários anos", e até inícios de 2006, trabalhos gráficos para a câmara municipal. O facto de David Duarte, de 29 anos - constituído arguido por ter sido registado um acesso seu ao IP em que o site foi criado -, ter prestado serviços à autarquia foi o único dado novo abordado pela acusação.
O alegado autor deste blogue satírico (www.covilhas.blogspot.com) - que a acusação diz que versa factos deturpados da vida privada e pública de Carlos Pinto, ofendendo a sua honra - fez o grafismo de panfletos, difundidos pela autarquia, de promoção de obras e investimentos, exemplificou Luís Barreiros. Durante a sessão, nenhuma das testemunhas de acusação disse encontrar motivos para que o designer decidisse criar este blogue, que já recebeu a visita de mais de 18 mil cibernautas.
Porém, outra das testemunhas, Joaquim Matias, também vereador na autarquia, considerou que tudo indica que não haja apenas um autor do blogue e lançou o nome de um professor conhecido da Universidade da Beira Interior (UBI), ao falar em ligações ao CDS/PP. O vereador afirmou em tribunal que ouviu por várias vezes dizer um pouco por todo o concelho que existiam relações entre David Duarte e o professor. Trata-se de João Canavilhas, docente na licenciatura de Ciências da Comunicação, também conhecido por escrever crónicas para jornais regionais.
João Canavilhas foi, de resto, indiciado neste processo, não tendo sido constituído arguido por falta de provas, e é uma das testemunhas arroladas pela acusação. Deveria ter sido ouvido ontem, mas não esteve presente, à semelhança de Carlos Abreu, o presidente da Assembleia Municipal da Covilhã. O julgamento continua no próximo dia 21, com as testemunhas de defesa e as de acusação que faltaram ontem. Sandra Invêncio"

no blog:

"É o FIM da Bicada!!!!

Este Blog vai ser encerrado porque tenho de iniciar uma poderosa campanha de forma a descobrir quem é o autor, ou autores, de um site que surgiu na internet. Esse miserável espaço só me critica e destrói a minha aspiração de tornar a quinta num feudo de ignorantes e incultos, a uma só voz.
Devido às várias ameaças à Minha integridade física e à Minha vida, Vou ter de investigar e trucidar essa gentalha animalesca.
Por motivos de segurança e às constantes ameaças de morte, algumas já tentadas, tenho de perseguir e destruir todos os que falam mal de mim, e deixarei aqui de escrever as minhas crónicas e desabafos.
Até uma próxima e breve oportunidade.
Obrigado pelos vossos piares e esgares.
Viva a Liberdade. Viva a Ditadura.
Viva a Ilusão. Até sempre ou até amanhã.

O Eterno Chicken Charles"

2 comentários:

Letras de Babel disse...

não fui ler o tal blog nem me interessa. quer dizer que voltámos ao tempo do lápis lazuli?

começo a dar valor ao sócrates. alguém, na esfera pública deste país, sofreu afronta maior à sua vida privada? para não falar da marquise do sr. cavaco silva em noite de eleições e do sim do tio alberto joão jardim ao assédio sexual do ricardo araújo pereira (vão lá meter-se com ele, vão...)
:)

lá está...a pequenez das aldeias deste país e a sede de protagonismo dos anõezinhos intelectuais...

Anónimo disse...

É uma vergonha. é um atentado ao direito de liberdade de expressão. Ainda por cima ao longo de todo o blog nunca se fala do sr. presidente, nem no seu nome. O homem enfiou a carapuça. Mas da corrupção, da prepotência e das vigarices ninguém fala. Enganaram-se no arguido!