quinta-feira, maio 03, 2007

More of a Man (Um Marido Ideal + Pour Homme)



O projecto More of a Man, junta num só espectáculo dois solos recentes de André Murraças: Pour Homme (2004) e Um Marido Ideal (2005). Pensados como espectáculos isolados, na verdade as duas peças completam-se e fazem parte de um projecto que o encenador e dramaturgo tem vindo a desenvolver à volta do conceito de masculinidade enquanto representação em palco.
Assim, se Um Marido Ideal é totalmente composto pelo texto homónimo de Oscar Wilde e conta com André Murraças sentado numa secretária, lendo excertos da peça, e assim reflectindo sobre o poder da representação teatral e da imagética da palavra; já Pour Homme é um solo sem palavras, composto por poses e posições associadas à representação do género masculino na História da Arte, quotidiano e publicidade.
More of a Man (Um Marido ideal + Pour Homme) pretende apresentar as duas peças na mesma noite durante uma temporada, apenas separadas por um curto intervalo. Desta forma, o público terá ambos os tópicos deste projecto para reflectir: o lado espiritual masculino (Um Marido Ideal) de uma representação e o lado físico masculino (Pour Homme). A palavra e a imagem propostas em mais do que um homem.
André Murraças voltará assim a abordar questões ligadas ao género e aos estereótipos masculinos, num espectáculo composto por dois solos de teatro que permitem fazer incursões nos universos da moda, da publicidade e procurar uma teatralidade relacionada com o género, num espectáculo que se debruça, ao fim ao cabo, sobre a performatividade de todos nós, em palco e na sociedade. É também a continuação do seu trabalho enquanto único criativo responsável pela concepção dos seus espectáculos, já iniciado no espectáculo As Peças Amorosas.


Sem comentários: