quarta-feira, junho 20, 2007

a normalidade...




o que será a normalidade?

o que nos torna diferentes ou iguais a todos? Como nos encaixamos no resto do mundo?

penso que a normalidade é um mero dado estatístico, o resultado de uma percentagem rude de concordâncias que dificilmente é abrangente para ser verdadeiramente real …

quando a percentagem de concordância é muito elevada o interesse baixa, torna-se aborrecido, monocórdico, linear, desinteressante…

se muitas vezes um grupo se constitui pelos interesses comuns, as parecenças, os gostos, muitas vezes a necessidade de fazer parte de um grupo torna-se automaticamente num processo de subversão da identidade, são recorrentes expressões como “eles também fazem”, “sou assim porque os meus amigos também são”, etc.

esta sociedade de informação que estamos a ver nascer, permite o elogio à individualidade, permite cada vez mais termos liberdade para sermos quem realmente somos

complica-se porque não somos o que os outros acham que somos, não somos o que achamos que estamos a mostrar aos outros, somos o que somos…

uma coisa de que me orgulho é da heterogeneidade do meu grupo de amigos, somos todos diferentes, com interesses diferentes e ao mesmo tempo com afinidades que se intersectam, acho que o interesse está mesmo aqui, neste grande ecletismo de relações

e se temos o cabelo verde, preto, partes do corpo furadas, comemos carne, ou só panados de beringela, se temos discografias de gente que ninguém conhece, ou discografias do rádio clube português, se gostamos de vermelho, branco ou preto, etc., que interessa?

permite explorar os gostos, propor novos sabores, ideias, formas de ver, confrontos, discussões, acordos, surpresas, decepções, etc. permite num dia ir ouvir mozart, a seguir john zorn, depois bailar com quim barreiros, suar com os 80’s, etc.

se nos rodeamos com tanta gente diferente, como podemos ser normais?

o que será a normalidade?

7 comentários:

Mr. MyShadow disse...

Concordo plenamente contigo. É à custa da heterogeneidade também, que muitas vezes me vejo a experimentar as várias novidades que habitualmente não se encaixam na minha normalidade.
Quanto ao panado de beringela... não te vou discriminar evidentemente lol i'm open-minded ;-P

MMQ disse...

esqueceste da discografia da mariah carey... :P
se tu nao fosses diferente de mim acho que nao gostava tanto de ti!



gostaste da minha declaração online?

intruso disse...

a normalidade?

também não sei.....

indigente andrajoso disse...

shadow, tens mesmo que provar os panados...

mmq, tu tambem estas no meu coração :)

intruso, pois...

purita disse...

os anormais são os que se dizem normais...:D é fugir desses!:)

indigente andrajoso disse...

:)

allaboutheforest disse...

pois continuo a achar que as pessoas normais não têm nada de especial