segunda-feira, agosto 11, 2008

barricadas improvisadas...


barricadas inproviseés - joão tabarra

"Vivemos num mundo cada vez mais global e estandardizado. Estamos cada vez mais habituados a guerras no horário nobre das televisões, a presidentes que visitam as suas tropas no Dia de Acção de Graças com perus assados a fingir, a arquitectos ou jogadores de futebol que são sobretudo marcas...

O espaço público, outrora um local de encontro e comunicação para os cidadãos, transformou-se numa esfera pública global, ou seja, num ponto de comunicação feito de imagens e representações fixadas no tempo e no espaço por ecrãs.

Somos testemunhas da falta de escrúpulos requerida para sobreviver no mundo dos grandes negócios, da crescente intolerância perante a "diferença", do controlo e das restrições impostas à liberdade individual.


Progressivamente, somos pressionados no sentido de nos tornarmos consumidores em lugar de cidadãos e, quase sem disso nos apercebermos, somos programados para escolher de entre uma grande variedade de sopas instantâneas, roupas para usar, carros para conduzir, filmes para ver, políticos em quem votar e ONGs para apoiar."
montse badia na anamnese

Sem comentários: