segunda-feira, julho 16, 2007

iphone®, ipod®,imac®, ivida®...



uma das primeiras vezes que ouvi falar do ipod foi num blog de uma amiga que estava emigrada em berlim, dizia algo do tipo, "quero um ipod, não sei porquê, nem sei se lhe vou dar muito uso, apenas quero ter a cara de felicidade das pessoas que vejo com um..."

marketing e os fazedores de necessidades, a porta aberta aos faustos do novo milénio...

li recentemente num artigo um comparativo entre o ipod e outros leitores de mp3, uma coisa que verifiquei foi a semelhança tecnológica entre ipod e seus semelhantes, sendo a diferença de preço considerável, justificação? design? marketing? marca?

prefiro mil vezes ter um transistor de bolso giro que uma peça de plastico ranhosa, isso é verdade...

os produtos apple sempre foram mais caros e muitas vezes era uma questão de "exclusividade" das artes e dos designs, coisa que não acontece agora, tanto nos pc's como nos gadgets o mercado está a falar mais alto e os preços não parecem baixar assim tanto... e muita gente quase que deixa de comer para comprar um brinquedo que não precisa assim tanto...

nos telemoveis a mesma coisa... "tenho um tele que tem isto e aquilo, etcetera e tal, musica, videos, etc, internet, não sei bem é como se telefona...", raras são as pessoas que realmente tem telemoveis topo de gama porque realmente precisam deles...

eu próprio tenho um trocado com os pontos da vodafone, com chamadas com video e tal, coisa que nao irei usar nos proximos 15 anos, e mesmo que seja possivel usar agora, não me apetece pagar 5 euros por minuto por um serviço completamente desnecessário...

a oferta é muita e as necessidades cada vez mais fabricadas

confesso que quando me ofereceram um ipod não era la grande utilizador de musica portátil, nem diskmen tive, agora sim, dou-lhe muito uso, nao tenho aparelhagem em casa, tenho ipod, nao preciso de andar carregado com as centenas de cd's de casa para o trabalho para os fins de semana, tenho o ipod, nao preciso de um disco externo para levar trabalhos daqui para ali, tenho um ipod...

e gostava de ter outro, maior, este serve para as corridas e afins, mas 4gbs dá para pouco...

porque gostaria tanto de ter um ipod? um iphone? um portatil mac? (trocaria prontamente o meu pc que tanto me custou a montar, para 3d's e coisas dessas, por um portátil mac)

será o jobs o novo gates?será mesmo a história do marketing? ou o reconhecimento da qualidade de uma marca? e a exclusidade que se falava? tornou-se em carneirada? somos assim tão carneiros?


1 comentário:

Mr. MyShadow disse...

o portátil também consta da minha lista de futuros aparelhos... but not for now.